A partir de hoje darei início a uma curiosa e interessante série sobre feras e criaturas mitológicas do folclore, e para começar por que não falar dos nobres e muitas vezes temidos Dragões, não é verdade?
Boa leitura!
Eles são alvo de de extrema admiração e asco há anos, sendo que frequentemente são temas encontrados em livros, filmes, games, desenhos, entre outros.
Dentre todos os diferentes povos, há muitas histórias em torno desta fabulosa criatura, que pode ser considerada como uma das primeiras manifestações culturais ou mito criados pela humanidade.
Em todas estas culturas os dragões apresentam diferentes formas e comportamentos bem como o significado de sua existência para cada sociedade, acredita-se que eles "criaram vida" a partir da observação que os povos antigos faziam em fósseis de dinossauros e ancestrais de grandes animais conhecidos, como: rinocerontes, baleias, crocodilos...
A primeira representação de que se tem notícia é do ano de 40.000 a. C em algumas pinturas de povos de origem aborígene da pré-história australiana, o que pode explicar a sua aparição em quase todas as culturas do mundo.
Os dragões são, na sua grande maioria representados como um ser híbrido, uma quimera formada a partir de um réptil e um sáurio, ou seja, uma espécie de serpente alada com particularidades encontradas também nos dinossauros, a cabeça é ornada com uma grande crista, poderosos cifres, presas enormes, couro grosso e nodoso cobrindo todo o corpo até a cauda, não raro provida de esporas, possivelmente de tecido ósseo ou cartilaginoso. Os mais famosos da literatura são indubitavelmente o chinês e o europeu, sendo que primeiro lembra uma enorme serpente, e o segundo parece um dinossauro com asas de morcego.
Dragão Chinês
Dragão Europeu
Assista a este incrível documentário sobre a possível existência dos Dragões:
AINDA HOJE daremos continuidade a história desta incrível criatura, falando sobre o que ele representa ou representou para as civilizações em diferentes lugares do planeta, não deixe de acompanhar!
To be continued...
0 comentários :
Postar um comentário