Toda a Saga de Star Wars se baseia na luta entre o Lado Negro da Força e o Lado Luminoso da Força. Mas será que o “Dark Side” é tão ruim quanto os Jedis falam?
O Lado Negro é mais honesto
No primeiro filma da Saga, podemos ver que os Jedis, apesar de toda sua honra, são os piores mentirosos da galáxia. Obi-Wan conta diversas mentiras para Luke, tudo na expectativa de fazer o garoto lutar contra o Império e matar seu próprio pai sem saber.
Algumas das mentiras de Obi-Wan foram:
“Darth Vader traiu e matou seu pai”.
“Seu pai queria que esse sabre fosse seu quando tivesse a idade”.
“Eu não me lembro de ter um droíde”.
Já o Lado Negro se mostra bem mais honesto. Quando Luke aparece para matar seu pai baseado na informação mentirosa dada por Obi-Wan, Darth Vader conta toda a verdade a seu filho, o perdoa, e além de toda a verdade e amor, ainda oferece um bom emprego para seu filho que reapareceu.
Além disso tudo, quando o Conselho Jedi existia, eles faziam a mesma coisa que o Lado Negro. O conselho simplesmente ficava manipulando a República por “trás dos panos”, influenciado a política a fazendo o que bem entediam com a galáxia. O Lado Negro fez a mesma coisa, só que não ficavam atrás do palco “mexendo os pauzinhos”, eles simplesmente pegaram o poder, sendo diretos, sem as mentiras e manipulações dos Jedis.
O Lado Negro se importa com a inovação
O Jedi estão sempre fugindo de qualquer coisa relacionada ao Lado Negro e existe um grande medo do Conselho que os mais novos acabem sendo atraídos pelo Lado Negro, afinal ele é muito mais atrativo e criativo.
O Lado Negro usa a força indiscriminadamente, inclusive fazendo promessas de que Anakin poderia salvar a vida de sua amada com a força e não existe nenhum motivo para não acreditar nisso. O Lado Negro é capaz de usar raios, fazer sabres inovadores e foi capaz de construir a máquina mais incrível da Galáxia, que é a Estrela da Morte.
O Lado Negro aboliu a escravidão
Durante todos os filmes novos, nós temos uma clara visão de que a República Democrática gerida pelos Jedis é um governo que aceita escravos sem muitos problemas. Já nos filmes originais, parece que a escravidão não existia. Isso provavelmente aconteceu na gestão de Vader sobre o Império, afinal ele mesmo é um garoto escravo que se tornou chefe da Galáxia.
Tirando o Palácio de Jabba, onde coisas ilegais podem estar acontecendo, a escravidão parece ter sumido sob o governo imperial, e os robôs foram colocados para trabalhar. A própria família que cuida de Luke é de fazendeiros e não escravos, como era a de Anakin no passado.
No final das contas, o Império comandado pelo Lado Negro, parece ser um governo melhor para o povo. Sem mentiras, manipulações por trás dos panos e crenças antigas que não mudam, o Lado Negro não parece ser a pior coisa da galáxia.
0 comentários :
Postar um comentário