.

Um fantástico mundo invisível


Somos capazes de enxergar desde um fino grão de areia até planetas gigantescos naturalmente. Conhecemos o macro, mas o que acontece quando começamos a nos perguntar o que existe no mundo microscópico? Pensando nisso, a ciência desenvolveu meios e instrumentos para podermos enxergar e conhecer esse mundo invisível.
Já pararam para pensar em como um daqueles “mosquitinhos de banheiro” realmente é? Então, comecemos com ele:
Fotos-mais-incríveis-ciência-2012-15


A imagem abaixo se trata de um órgão presente em todos nós: é parte do córtex cerebral. Esta imagem foi tirada antes da cirurgia de um paciente epilético, portanto, trata-se de um cérebro em plena atividade!
Fotos-mais-incríveis-ciência-2012-14

Agora, o que veremos também faz parte do corpo humano. É parte de um tecido conjuntivo do joelho humano. Mas não pense que essas cores são reais, o tecido foi tingido para uma melhor visualização; além disso, sua largura é de 16 milésimos de milímetro – ou 16 mícrons.
Fotos-mais-incríveis-ciência-2012-5

A seguir, estão representadas células em divisão descontrolada, são células cancerígenas com o tamanho de 20 mícrons.
Fotos-mais-incríveis-ciência-2012-12

Saindo um pouco do corpo humano, que tal vermos um pequeno ovo? A imagem abaixo é de um ovo de galinha, mais especificamente, da gema quando o pintinho está se desenvolvendo.
Fotos-mais-incríveis-ciência-2012-13

Ainda falando de ovos, a foto a seguir é a de um ovo de sapo; o que vemos em vermelho são os vasos sanguíneos do embrião.
Fotos-mais-incríveis-ciência-2012-3

A próxima imagem é de uma “simples” folha de Lavanda tingida. Essa fenda que está no meio da foto é um estômato, algo como a nossa boca para as plantas, e servem para eliminar gases como vapor de água, gás carbônico e oxigênio; os grãos amarelos são óleos produzidos pela planta, em um tamanho de 200 mícrons.
Fotos-mais-incríveis-ciência-2012-2

O que parece ser um monte de lápis coloridos na verdade é um cristal de cafeína colorido artificialmente que tem 500 mícrons de tamanho.
Fotos-mais-incríveis-ciência-2012-4

E, por último, temos a figura de um fitoplâncton, uma minúscula alga, possuem diversas formas e tamanhos, mas, para este, qualquer semelhança com o símbolo da radioatividade é mera coincidência.
Fotos-mais-incríveis-ciência-2012-16

É realmente um mundo invisível! Muito interessante, concorda?
Compartilhar Google Plus

Autor Patrick Neves

O tipo bom de má companhia...

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

DÁ UM LIKE AE!

.

.