E começa agora no PÁTRICK´S BLOGG: Mundo Curioso,1 hora de curiosidades para começar o seu dia bem animado!
Desculpem a ausência :) Mas agora eu voltei com tudo!
A história é pontuada por diversas armas, porém nenhuma possui tantos admiradores, nem foi tão importante como a espada. Da vida real aos livros, ela é uma arma marcante, que ajudou a moldar os rumos do mundo.
Por isso vamos conhecer a lenda de algumas espadas épicas:
Excalibur
A lenda de Excalibur é uma das histórias mais famosas do mundo. Ela fala de uma espada que foi encontrada em uma pedra e que só poderia ser retirada pelo novo rei da Grã Bretanha, que foi Arthur. Existe também outra versão desse conto, onde ele teria ganho a espada da Dama do Lago, mas não é sobre essa variante que falaremos aqui.
Esse papo de espada na pedra pode até parecer coisa de lenda, mas é algo bem real. Na Itália, mais precisamente na capela de Monte Siepi, existe uma espada encravada em uma pedra e um mistérios sobre sua origem.
O cavaleiro e o arcanjo
São Galgano foi um cavaleiro que viveu na Toscana durante o século XII. Dizem que, certa vez, o Arcanjo Gabriel surgiu para esse homem, que era muito pecador, e ordenou que o mesmo largasse essa vida de pecados e se virasse para Deus.
Em resposta, o cavaleiro falou para o enviado de Deus que era mais fácil partir uma pedra ao meio, com uma espadada, do que conseguir andar na linha. Para provar seu ponto, o homem pegou a espada e bateu com toda a força na pedra. Só que, ao contrário do que imaginava, a pedra foi cortada como manteiga.
São Galgano jamais conseguiu retirar a espada da pedra e ela está lá até hoje.
A lenda
A história do Rei Arthur e sua espada remonta de uma data anterior ao século XII, mas a parte da lenda que fala da arma enterrada na pedra, só apareceu em registros após o século no qual São Galgano viveu. Por isso acredita-se que a lenda da Excalibur tenha sido, de alguma maneira, baseada na história do cavaleiro e do anjo.
A espada de São Galgano, atualmente, pode ser visitada na capela, onde ainda está encravada na pedra. Testes feitos revelaram que ela realmente data o Século XII, confirmando uma parte da lenda. No final, a lenda de duas espadas pode ter se fundido para gerar a história por trás da grande Excalibur.
0 comentários :
Postar um comentário